quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Acidentes de trabalho exigem mudanças

A Bahia e o Brasil ficaram chocados com a tragédia que vitimou nove trabalhadores em uma canteiro de obras no município de Salvador. Foi o mais grave acidente de trabalho de que se tem conhecimento no Estado. Em 2011, foram 15 vítimas fatais na construção civil na capital baiana.

Neste ano, foram fiscalizados 250 canteiros de obras de 1.174 autos de infração foram lavrados por descumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho, mas apenas a atuação desse órgãos não é suficiente para evitar que acidentes de trabalho ocorram. É preciso, antes de tudo, uma mudança de cultura da sociedade em relação aos acidentes e à qualidade dos ambientes de trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), um país que tenha a cultura da prevenção de acidentes de trabalho como a mais alta prioridade possui governantes, trabalhadores e empregadores que participam ativamente na defesa de segurança nos ambientes de trabalho, por meio de sistema no qual direitos, responsabilidades e tarefas são definidos, perseguidos e respeitados em todos os níveis.

Portanto, os acidentes de trabalho têm uma dimensão social e econômica extremamente importante, sendo um problema central nas sociedades contemporâneas. Essa realidade evidencia a necessidade de mudança de postura dos governantes, dos representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

*Artigo extraído do Jornal A Tarde. Por Anastácio Pinto Gonçalves Filho, Auditor-fiscal do trabalho e Prof. Dr. da Ufba

No response to “Acidentes de trabalho exigem mudanças”

Leave a Reply